Comunidade Terapêutica Renovação

Projeto Renovação Jiu-Jitsu conquista títulos no Pará e Tocantins

Jonas Santos e Wellington Souza sobem ao lugar mais alto do pódio em competições regionais, reforçando o impacto social e esportivo da Comunidade Renovação.

O fim de semana foi de conquistas para a Comunidade Terapêutica Renovação, da Ilha de Mosqueiro. Dois atletas do Projeto Renovação Jiu-Jitsu, Jonas Santos, conhecido como Katimiro, e Wellington Souza, alcançaram o topo em competições realizadas nos estados do Pará e Tocantins.

No sábado (23), Jonas Santos brilhou no Ginásio de Esportes Ercílio Bezerra de Castro, em Paraíso do Tocantins. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria superpesado master 3 faixa-preta e ainda garantiu a medalha de prata no absoluto master 3. Nesta última, não há divisão de peso, o que torna a disputa um desafio de técnica e estratégia, já que adversários muito mais leves ou pesados se enfrentam diretamente.
Jonas, que iniciou sua trajetória esportiva no boxe aos 12 anos, recorda como o jiu-jitsu entrou em sua vida:

“Na época eu estava apaixonado pelo boxe, quando meu pai disse que eu teria que acompanhar meus irmãos mais novos no jiu-jitsu. Eu disse que não iria, porque não queria ficar me agarrando com ninguém, mas ele foi firme: era isso ou isso. Acabei indo e foi amor à primeira ‘pisa’. Peguei um amasso de um garoto com metade da minha idade e ali percebi a força do jiu-jitsu”, lembra o atleta.

No domingo (24), foi a vez de Wellington Souza conquistar o ouro. Competindo em Castanhal, pelo circuito estadual de jiu-jitsu 2025, na categoria master 3 e 4 faixa-azul meio-pesado, ele venceu Luciano Figueiredo e garantiu o primeiro lugar, em evento válido pelo ranking da Federação.

“Me senti muito feliz e realizado porque todo esforço foi recompensado na vitória. Esse resultado é fruto de dedicação e determinação, e isso é extremamente satisfatório”, destacou Wellington.

Mais do que medalhas, as histórias de Jonas e Wellington carregam trajetórias de superação. Ambos enfrentaram a dependência química e encontraram no projeto uma oportunidade de transformação. O Renovação Jiu-Jitsu surgiu em 2017, junto com a fundação da Comunidade Terapêutica Renovação, como parte do processo de tratamento oferecido aos acolhidos.
Bruce Queiroz, vice-presidente da instituição e um dos idealizadores da iniciativa, explica a escolha do esporte como ferramenta terapêutica.

“Desde o início, percebemos a importância do esporte no tratamento. A adicção afeta corpo, mente e espírito. Mas por que o jiu-jitsu? Um dos monitores já era faixa-preta e falava muito sobre os benefícios da atividade, como disciplina, saúde, respeito e bem-estar. Começamos em 2017, primeiro com os monitores e depois com os acolhidos”, relembra Bruce.

Hoje, Jonas e Wellington, além de atletas do Projeto Renovação Jiu-Jitsu, são profissionais contratados pela instituição e exemplos de recuperação para outros acolhidos. “Nunca desistam dos seus sonhos. Por mais difícil que seja a caminhada, a vitória sempre é possível porque Deus ampara aqueles que seguem com força, fé e esperança. Essa é a mensagem”, finaliza Wellington.

“Eu sou fruto dessa casa. Já tentava a recuperação antes de encontrar esse trabalho, mas tinha minhas dificuldades, da mesma forma era no tatame. Amava, mas tinha dificuldades por conta da vida desregrada que eu levava. Então, quando realmente quis ser luz e não mais ser trevas, percebi que o esporte era uma ferramenta de recuperação e inclusão maravilhosa”, relembra Katimiro, ao recordar quando compartilhou a ideia do projeto com Bruce.

A Comunidade Terapêutica Renovação atende atualmente 140 pessoas e é referência no cuidado em saúde mental e na recuperação de pessoas em situação de dependência química e outros transtornos compulsivos.

Além do jiu-jitsu, a instituição desenvolve iniciativas como o Ondas Sustentáveis, voltado para a educação ambiental e o stand up paddle; realiza palestras de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas em escolas da Ilha; e promove o projeto Comunicação para o Desenvolvimento e Mudança de Comportamentos, com a produção de conteúdos que levam histórias de vida para diferentes veículos de comunicação. Todas essas ações se unem em uma proposta baseada em práticas inovadoras e sustentáveis, ampliando o impacto social da instituição.

 

Por Ruy Montalvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *